Como funciona a metodologia Agile?

Artigo

Como as metodologias ágeis, e mais especificamente o Scrum, podem ajudar no desenvolvimento de um novo projeto/produto?

O termo Agile ficou muito em voga. Muitos ouvem falar um pouco sobre metodologia Agile e sobre como esta mudou a forma como se faz a gestão de projetos mas poucos tiveram a oportunidade de aprofundar e compreender como funciona e o que é assim tão diferente.

A principal diferença na gestão de projetos de software entre o Agile e o Waterfall é o desenvolvimento iterativo e incremental. Desenvolver um novo projeto/produto em ciclos regulares permite uma maior adaptação. Em Agile, as equipas vão se focando nos requisitos que são prioritários a cada momento.

Vamos dar um exemplo: Se a marca A quer construir um website de uma agência de viagens precisamos primeiro ter a visão do leque de funcionalidades que a marca pretende. Tendo esta lista vamos criar uma priorização. Quais as funcionalidades que serão mais importantes para os clientes da marca? Não fará sentido começarmos a implementar um sistema de checkout quando ainda nem temos uma lista de pacotes de viagens para consulta! Neste caso, a equipa vai desenvolver primeiro essa funcionalidade que permitirá ter no website a lista dos pacotes de viagens. De forma iterativa a equipa vai desenvolvendo e monstrando o desenvolvimento à marca, que dá feedback de acordo com o conhecimento que tem dos seus clientes e com a sua visão. Este feedback vai sendo incorporado nos desenvolvimentos das próximas iterações e vamos incrementando o nosso produto. Tem a vantagem acrescida de que a marca pode decidir disponibilizar esta funcionalidade ainda antes do website estar inteiramente construído. Desta forma, os seus clientes poderão aceder aos pacotes de viagens e agendar diretamente com a equipa responsável.

Para que os nossos projetos avancem e consigam cumprir com as necessidades dos clientes de uma forma sustentável existem várias frameworks, práticas e técnicas que sustentam as formas de trabalhar de uma equipa. A framework mais utilizada no momento para projetos digitais é o Scrum.

O Scrum disponibiliza uma série de valores, regras e recomendações que trazem ordem e sustentam o desenvolvimento de projetos mantendo em vista as mudanças necessárias a qualquer desenvolvimento, uma colaboração muito próxima quer dentro da equipa quer entre a equipa e o cliente e uma aprendizagem contínua que leva a maior produtividade, maior taxa de sucesso nos projetos entregues e maior felicidade de todas as pessoas envolvidas.

Apesar da sua génese estar intimamente relacionado com projetos de desenvolvimento de software, o Agile e todas as práticas envolventes são, com maior ou menor abrangência, úteis para projetos de outras realidades. Cada vez são mais as áreas de negócio a beber da informação e boas práticas criadas com o aparecimento do Agile.


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses