Newsletter
Menu
Pesquisa

DISRUPTIVE BLOG

25

Outubro

18

Project Manager

As características de um Digital Project Manager de sucesso

Como se sabe, trabalhar numa agência digital implica trabalhar com pessoas diferentes, de áreas distintas e características muito próprias. Os traços clássicos de um Digital Project Manager podem ser, claro, discutíveis, contudo existem algumas skills e particularidades que devem fazer parte do seu perfil, enquanto profissional desta área.

Ao mesmo tempo que deve ser subtil na sua abordagem, o Digital Project Manager também precisa de ter um controlo rígido nos pormenores, de modo a conseguir entregar os projetos dentro do prazo definido e indo de encontro aos objetivos. Assim, deve aprender não só a gerir mas também a encorajar pessoas com motivações e skills diferentes a trabalharem juntas, desempenhando assim um papel importante no campo operacional.

Neste sentido, seguem abaixo algumas skills e características relevantes para a profissão de um Gestor de Projetos Digitais.

as-caracteristicas-de-um-digital-project-manager-de-sucesso-edit

Tem uma excelente comunicação

Um Project Manager de sucesso deve dominar os vários estilos de comunicação, e isto vai muito além da fala. Aproximadamente 90% do seu tempo é passado a comunicar com colegas ou com os clientes, por isso ter a capacidade de comunicar bem revela-se essencial. Para a conseguir, terá de dispensar tempo e esforço em conhecer as equipas e os clientes, de modo a adequar esta comunicação e mais facilmente conectar-se com os diferentes tipos de personalidade que compõem as equipas e clientes. Deve também saber ouvir: perceber o que os membros das equipas estão a fazer, identificar os desafios que surgem e captar ideias para melhorar a performance dos projetos.

É orientado para o pormenor

A atenção ao detalhe é um ponto importante na medida em que, ao lidar com vários projetos de uma só vez, o Digital Project Manager deve ser capaz de observar e identificar todos as particularidades e organizá-las para a equipa poder executar.

Por exemplo, as sessões de planeamento mensais devem ser o mais detalhadas possível, e os planos dos clientes devem ser claros. Assim, quando se tratar de atribuir as diferentes tarefas e carga de trabalho, a equipa de operações estará confiante em tudo aquilo que precisa de ser entregue, e poderá passar às equipas de entrega todos os detalhes que necessitam.

É bastante organizado

Esta é uma skill vital para quem desempenha um papel na gestão de projetos. Seja através da utilização de ferramentas de gestão de projetos como o Teamwork, folhas do Excel ou o método tradicional do papel e caneta, é imprescindível assegurar que as coisas estão a seguir a direção correta e que os projetos e deadlines são claros para as equipas. Neste contexto, o tempo deve ser usado de forma eficiente e as tarefas priorizadas.

Seguem-se alguns exemplos de boa gestão de tempo e organização dentro de uma agência digital:

– Começar e acabar as reuniões a tempo, é uma das formas mais fáceis de poupar tempo à agência;

– Usar ferramentas que permitam às equipas trabalhar e colaborar em tempo real, como o Google Docs;

– Tirar algum tempo para avaliar como é que as equipas estão a trabalhar e otimizar e melhorar as práticas e processos;

– Trabalhar em estreita colaboração com os team managers no sentido de as suas equipas organizarem e priorizarem as tarefas. Tentar reduzir o número de diferentes tarefas no mesmo dia, irá ajudar a aumentar a produtividade.

É um líder

Ser um líder, proactivo, assertivo, capaz de unir as equipas de projeto, e com uma atitude positiva, é crucial para um digital Project manager. Ele precisa de ser “A” pessoa que todos na equipa procuram para perceber o que se está a passar e em que etapa se encontra um projeto. Além disso, ter sempre o foco na motivação e não na intimidação.

Portanto, um Digital Project Manager deve assegurar que sabe:

– Em que projetos as equipas estão a trabalhar;

– Em que etapa das tarefas se encontram;

– Quando é que as tarefas devem estar concluídas;

– Quais são os próximos passos no projeto;

– O que é que pode desviar o projeto do seu percurso.

Trabalha bem sob pressão

Ser um Digital Project Manager não é fácil: quando se trata de gerir diferentes clientes e colegas torna-se inevitável surgirem situações bastante exigentes e de stress. Acabam por ser os últimos responsáveis pela entrega dos projetos a tempo, e dentro do orçamento, por isso devem saber tolerar a pressão e não serem dominados por ela. Estas são algumas dicas/táticas que podem ajudar neste sentido:

– Permanecer sempre calmo;

– Focar-se no que precisa de atingir;

– Ir buscar ajuda se necessário;

– Fazer pequenos intervalos de forma regular.

Está preparado para a mudança

A incerteza faz parte de qualquer projeto: os requisitos alteram-se, vão surgindo novas ideias e os deadlines vão-se alterando. Pelo que é crucial que um Digital Project Manager seja flexível e adaptável face a todas as alterações que surjam num projeto.

Assim, o Gestor de Projeto deve ser a pessoa que está preparada para a mudança e armada com uma comunicação aberta e colaborativa no sentido de encontrar soluções fortes que funcionem, para as diversas equipas.

É um pensador crítico

Deve ser também um problem solver criativo e defensor rigoroso dos processos e procedimentos. Equilibrar ambos os pontos diariamente, balançando os prós e contras das diversas soluções para os problemas, é um fator primordial para o sucesso da profissão.

O Digital Project Manager deve desenvolver as suas skills de pensamento crítico através da prática, bem como equipar-se de ferramentas e abordagens para estruturar os problemas de forma lógica, equacionando todas as perspetivas antes de tomar uma decisão.

Ser capaz de controlar o risco

Quando algo corre mal, todos os olhos se viram para o Project Manager. Independentemente das circunstâncias, todos se irão questionar se o assunto foi previsto e prevenido. Por isso, ser capaz de antecipar qualquer problema e desenvolver soluções oportunamente, irá melhorar as chances do sucesso do projeto.

Em jeito de conclusão, estas são apenas algumas das competências e características que podem tornar um Digital Project Manager de sucesso. Todavia, nesta profissão, é importante fazer sempre por evoluir, melhorar e aperfeiçoar, de modo a conseguir dar resposta às diferentes tarefas e ao seu papel profissional, de um modo mais global.

Fonte

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA
QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA