Já não é uma novidade que as marcas nos tentam impactar de formas cada vez mais subtis. De facto, ainda que continue a ser muito utilizada, a publicidade pura e dura tem vindo a revelar-se cada vez menos eficaz, principalmente quando utilizada isoladamente, sem fazer parte de uma estratégia de marketing que envolva também outras técnicas.
À medida que vamos tendo cada vez mais oferta disponível, que há cada vez mais inputs a chamarem pela a nossa atenção, é natural que nos sintamos mais cativados por aquelas marcas que nos dizem algo de especial, que produzem o conteúdo que estamos à espera de ver, que nos ajudam a resolver problemas do nosso dia-a-dia. E, sem dúvida, que isto tem vindo a acontecer cada vez mais.
O que é o Content Marketing?
A este tipo de conteúdo produzido pelas marcas, que envolve os consumidores, que estes vão achar útil e interessante, chamamos Content Marketing. Apesar de já ter muitos anos, este termo tem vindo a estar cada vez mais “na moda”, pelos motivos que já foram referidos. Este conteúdo pode assumir diversas formas, como é o caso de blog posts, conteúdo no site institucional, vídeo, infografias, etc.
Ainda que este conteúdo esteja, de forma legítima, associado à marca, o facto de ser apresentado de uma forma atrativa, que procura resolver um problema ou dar informação útil aos consumidores, vai fazer com que estes tenham muito mais interesse, que retenham a informação e que, no futuro, a tenham em consideração na sua tomada de decisão de comprar um produto ou um serviço de uma marca, em detrimento de outra.