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06

Setembro

18

Marketing Digital

A importância da análise de dados para o crescimento de um negócio

Hoje em dia, todas as empresas sabem que é essencial investir em marketing, e em marketing digital. As campanhas de marketing interativas envolvem a utilização de ferramentas de análise de dados, e a não ser que a empresa recolha dados do Google Analytics ou de ferramentas de métricas web similares, torna-se difícil determinar que canais de marketing online são mais efetivos durante e após estas campanhas, e onde é que se deve despender a maior parte do orçamento de marketing.

Assim, estas ferramentas ajudam a determinar não só que canais os visitantes usam para chegar ao website, como também qual é o seu comportamento de compra depois da visita ao website, e que páginas deste têm maior tráfego. Por outro lado, revelam que páginas recebem a menor quantidade de tráfego, ou seja, que conteúdo precisa de ser revisto, como por exemplo novas keywords e imagens, de modo a atrair mais tráfego e aumentar a possibilidade de conversões e vendas.

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As métricas digitais são ideais para rastrear os dados de múltiplos canais como o website, Facebook, Twitter, website mobile, anúncios mobile, canal de YouTube, Email Marketing, entre outros. Quando alinhados com os objetivos de negócio tradicionais e de marketing, estas métricas podem fornecer informação de negócio valiosa para mostrar porque e como a empresa atingiu estes objetivos.

Deste modo, para atingir o sucesso no marketing digital é preciso tempo: quando uma campanha de marketing na Internet é devidamente planeada, executada e acompanhada, o êxito do negócio torna-se muito mais fácil de alcançar. E é neste sentido que partilhamos algumas dicas no âmbito da recolha e análise de dados, que podem ajudar a potenciar o negócio.

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– Criar uma estratégia de gestão para as páginas de resultado dos motores de pesquisa

O posicionamento é um dos primeiros pontos a ser focado na elaboração de qualquer estratégia de marketing e, no digital, este posicionamento nos resultados de pesquisa é uma métrica importante. Devem ser analisadas as palavras-chave, técnicas de SEO e também se deve investir em links patrocinados para alavancar o posicionamento nestes resultados. Para tal, podem ser usadas ferramentas para ajudar a analisar o nível de dificuldade para se posicionar, utilizando as palavras-chave short tail e long tail, e que permitam igualmente a análise das estratégias dos concorrentes.

– Procurar um dashboard

Atualmente as empresas têm investido na criação de dashboards, com a utilização de ferramentas de Business Intelligente, Data Discovery e Self service de dados. Porquê? Aqui podem ter uma visão geral dos aspetos mais importantes do negócio, num único local, e assim melhor definir as estratégias de mercado e o direcionamento do negócio, sendo, por isso, uma ferramenta estratégica para gestão do marketing digital.

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– Analisar as estatísticas do website, blog ou loja online

Ter acesso aos dados não é suficiente: é preciso saber usá-los para compreender os movimentos do mercado, do público-alvo, dos concorrentes e das principais tendências da área de atuação. Por isso é importante instituir políticas e procedimentos de auditoria interna nos números e dados obtidos do website, e incluir a análise de links internos e externos, otimização das meta descrições, verificação de imagens, duplicação de conteúdo, configuração de páginas de erro amigáveis, entre outras ações de otimização.

– Verificar as configurações de idioma do website

Se o website tem público em vários países ou se atua em regiões que falam mais do que uma língua, é importante ficar atento à organização do conteúdo e de que forma se implementou este website. Existem ferramentas que ajudam na auditoria e no apontamento de problemas e soluções da implementação, e que podem fazer a análise automática do código, avaliar o uso de símbolos nas definições de linguagem, avaliar se as combinações país-idioma estão a ser feitas corretamente, identificar erros nos códigos dos países (country codes) e identificar se as páginas estão a fazer autoreferência.

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– Comparar as métricas online com os dados do sistema de gestão

Além dos dados analíticos de acesso, otimização, audiência e outros, existem fontes de dados muito valiosas que ajudam as empresas a medir e redirecionar investimentos. No limite, o sucesso de qualquer empresa depende do lucro e está ligado às vendas e à sua eficiência – a relação entre o consumo de recursos, produção e entrada de receitas. Por isso, avaliar as métricas online com os dados registados no sistema de gestão empresarial é uma maneira de avaliar ainda mais concretamente os resultados do investimento em melhorias num website, blog ou plataforma de E-commerce.

Concluindo, a componente de análise de dados é cada vez mais valorizada no mercado, sendo que o investimento em ferramentas e profissionais especializados na mesma é crucial para as empresas que queiram apostar nos canais e estratégias certas de crescimento de negócio.

Fontes:

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