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30

Julho

20

Marketing Digital

8 dicas para ser um Digital Marketing Strategist de sucesso

O domínio de competências e técnicas de compreensão do processo estratégico, das ferramentas de Search & Analytics, das metodologias de email marketing e social media, e, também, de criação de campanhas e seus suportes específicos é o que determina o sucesso de um Digital Marketing Strategist.

Graças à evolução do espaço digital, o mundo está a mudar a uma velocidade mais rápida do que nunca. Este panorama, onde pessoas e negócios estão ligados entre si trouxe-nos claras vantagens.

Um profissional Digital Marketing Strategist necessita de ter um conhecimento vasto, não só sobre a área de marketing digital, mas também sobre tecnologia e novas tendências.

Uma mente criativa juntamente com um pensamento estratégico e analítico, permite encarar os projetos de uma forma ampla e transversal. O domínio de competências e técnicas de compreensão do processo estratégico, das ferramentas de Search & Analytics, das metodologias de email marketing e social media, e, também, de criação de campanhas e seus suportes específicos é o que determina o sucesso de um Digital Marketing Strategist.

Estratégia Digital

Ter capacidades de planeamento digital e pensamento estratégico são fundamentais para ser um bom Digital Marketing Strategist. É necessário ter uma visão geral sobre a área de marketing digital, conjugada ao conhecimento sobre os consumidores, às tendências do tecnológicas e ao mercado do consumo digital.

As bases de uma estratégia digital de sucesso são bem estabelecidas quando descrevem exatamente o que se deseja alcançar. Comunicando de forma criativa a campanha digital, podendo ainda otimizar os canais que apresentam um melhor desempenho.

As melhores estratégias digitais unem todas as atividades de marketing de modo a promover uma imagem de marca sólida e consistente.

E-commerce

A procura de profissionais de marketing digital é crescente em empresas e negócios online, bem como empresas que queiram direcionar a sua estratégia de vendas para essa vertente. Perante estas oportunidades, cada vez mais, é importante para um bom Digital Marketing Strategist, conhecer os principais conceitos, plataformas, gestão de stocks e outras ferramentas complementares ao e-commerce.

Sites e plataformas

Vivemos num mundo em que a era digital é o que o define. Onde uma panóplia de opções de sites, plataformas digitais, gadgets e ecrãs, preenchem o dia a dia de todos. Em cada meio, é necessária uma adaptação de linguagem e o tipo de conteúdo que se quer transmitir.

O enquadramento dos websites e aplicações com a estratégias de marketing global e digital são fundamentais para atingir os consumidores e os respetivos objetivos comercias e comunicacionais do negócio ou empresa. Permitindo a estes ter uma experiência de navegação e usabilidade muito mais aprofundada e objetiva, tendo em consideração a parte do mundo onde se encontram.

A evolução tecnológica, linguagem digital, cross browser e cross device são fundamentais e a ter em consideração para que toda a estratégia digital se complete e se complemente.

SEO & SEA

As técnica de SEO (Search Engine Optimization) e SEA (Search Engine Advertising) são as que permitem posicionar os conteúdos das empresas nos motores de busca, para que os futuros clientes os encontrem mais facilmente. É também, igualmente importante, ter em consideração as palavras-chave utilizadas, bem como a existência de uma lógica de pesquisa associada.

Perceber os tipos de resultados na pesquisa, enquadrando a estratégia geral de marketing, permite saber como pesquisar e selecionar palavras-chave nas ferramentas Keyword Planner e Google Trends.

Uma estratégia SEO bem estruturada e pensada pode atingir gratuitamente um maior tráfego, assim sendo, um Digital Marketing Strategist tem que ter em consideração os elementos SEO on-site e off-site, aplicando esses conhecimentos no desenvolvimento de páginas web. O SEO on-site e off-site estão relacionados e complementam-se entre si. De nada serve ter um site com ótimos conteúdos se ninguém o encontra.

Métricas e analytics

O Google Analytics é uma ferramenta incluída no leque de ofertas do marketing disponibilizadas pelo Google. Esta plataforma agrupa diferentes funcionalidades que auxiliam na gestão do marketing digital para todos os tipos de empresas que possuem uma presença online.

Dominar as ferramentas de Web Analytics permite compreender o comportamento dos teus clientes e visitantes, assim como escolher as melhores KPIS que queres utilizar para te ajudar a medir resultados e indicadores de marketing.

Email marketing

O email marketing é uma estratégia de Marketing Digital que se  tornou uma das melhores formas de comunicar a mensagem das empresas ao seu público-alvo. Esta abordagem é frequentemente utilizada para contactos promocionais e comerciais, pois é muito útil para angariar novas leads ou conjuntos de clientes segmentados, via email.

Um e-mail bem escrito e estruturado, com um título chamativo é meio caminho andado para uma leitura do mesmo.

Social media

Nos dias que correm, raro é o negócio que não tem presença digital, em especial nas redes sociais.

Estas plataformas exigem uma adaptação permanente por parte das empresas, como estas vão comunicar e chamar a atenção dos seus clientes. Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitter, Pinterest, YouTube – o número de redes sociais “onde estão as pessoas” não pára de crescer. Cada uma com as suas especificidades e objetivos, obriga que os Digital Marketing Strategists estejam informados sobre cada uma delas, analisando se faz sentido ou não, para a estratégia da empresa, estar presente e de que forma.

Display advertising

A promoção de uma campanha através de anúncios estáticos ou animados num website tem como principal objetivo captar a atenção de quem entra em determinado website. Como em qualquer ação de marketing, primeiramente é necessário definir quais as características e interesses do público alvo e os objetivos traçados, que queremos atingir com a mesma.

Esta é uma ferramenta que, quando bem executada e planeada, atinge bons resultados para a empresa, atraindo o público qualificado para a mesma.

Marketing Digital tem uma parte de tecnologia, uma parte de estratégia de conteúdo e outra parte de arte de marketing. Um profissional necessita de conhecimentos sobre as técnicas e ferramentas de marketing digital, e ser interessado por inovação e tecnologia. Só assim vai ser uma mais valia para qualquer negócio, de forma a identificar as necessidades e as novas oportunidades que aspiram ao crescimento e reconhecimento da organização.

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