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06

Março

19

Marketing Digital

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6 dicas para aumentar o engagement nas redes sociais

Aumentar o engagement nas redes sociais é um assunto importantíssimo para quem quer ganhar visibilidade. Não há nada pior do que desejar ser um influencer, mas viver condicionado a posts e perfis sem adesão nenhuma, não é?

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Quando o público não responde e/ou não acompanha, é sinal de que algo precisa de ser mudado e aprimorado.

Para auxiliar na missão de melhorar o engagement das tuas redes sociais, posts, e-mails e afins, o E-goi partilhou este conteúdo prático com 6 dicas para impulsionares a interação dos seguidores. Pronto para te livrares do monstro do flop de uma vez por todas? Acompanha-nos nesta leitura!

Produz conteúdos de qualidade

Para seres bem-sucedido nas publicações, é preciso, antes de qualquer coisa, realizar uma pesquisa de mercado. Conhecer a tua audiência e a “concorrência” — ou seja, os nomes que são referências nesse meio para ti — leva-te a entender as expectativas e necessidades do teu público-alvo.

Ao ter esses pilares bem estabelecidos, os conteúdos são direcionados de uma melhor forma e, consequentemente, alcançam resultados mais interessantes.

Foco na informação relevante
Os conteúdos que publicas precisam de estar adequados à proposta das tuas redes sociais, da tua personalidade ou da temática que atrai os teus seguidores. Sendo assim, ao definires qual informação vais lançar na rede, tenta pensar sobre qual é o valor que ela acrescenta aos teus seguidores.
Mas como? É simples: quando ensinas algo ou dás dicas sobre um certo assunto, quem está a assistir aos teus vídeos, a ler o teu blog ou a ver as tuas fotos, vai aprender a fazer aquela determinada coisa ou ser inspirado, ter ideias, enfim, há um mundo de possibilidades. O foco está em tornares o teu conteúdo especial por algum motivo.

Cuidado com os atributos dos conteúdos
A tua rede social pode ser a mais informativa do mundo. Não há santo que aguente ver um vídeo distorcido ou com o áudio horrível, não concordas? Quem gosta de seguir alguém cujos posts de fotos são tremidos, desfocados, sem definição, etc.?
Por isso, as propriedades dos conteúdos, como a qualidade do vídeo e do som, o posicionamento da luz, os textos com boa leitura, as imagens tratadas, entre outros, devem estar no topo das tuas prioridades.

Sê presente e multicanal

Pesquisa as principais redes do teu público-alvo para estares presente nas redes certas. Qual é o teu objetivo ao publicar na internet? Se queres ter muitos seguidores, é preciso que escolhas a rede que tem mais a ver com o teu estilo e o das pessoas a quem queres chegar.

Além disso, é muito importante que sejas ativo em diversos canais e que interajas com os outros utilizadores. Principalmente, se é um heavy user, não é tão difícil separar uns momentos do dia para, espontaneamente, interagir com as pessoas.

Ações como essa só te tornam mais “humano” — e quem não gosta disso? Os indivíduos gostam de saber que existe uma pessoa por detrás dos posts, da marca ou da promoção que estão a consumir. Relacionamento é a palavra-chave.

Impulsiona a interatividade

Sabes o que são os CTAs? Call to action é, literalmente, convidar alguém a agir. Estas devem ser utilizadas para impulsionar a interatividade dos seguidores com teus posts. Incentiva a pessoa que está por detrás do monitor a fazer algo, lança desafios.

As provas sociais também são muito usadas. Trata-se de mostrar, através de uma contagem, por exemplo, quantos engagements aquele post já obteve. É uma forma de exibir a popularidade e convidar a pessoa a fazer parte disso. Incentiva comentários, avaliações e partilhas!

Usa um calendário de marketing

A publicação periódica é fundamental para obter engagement nas redes sociais — e isso já sabemos. É preciso ser constante para não dar a sensação de que as tuas redes sociais estão abandonadas e de que a pessoa não tem motivo para continuar a seguir-te.

A pensar nisso, não deixes as boas datas passarem. Qualquer oportunidade temática que se encaixe na tua produção pode ser usada. Visita o calendário de marketing e redes sociais para saberes qual conteúdo fica em alta e em que época.

Reaproveitamento dos conteúdos
Aproveita os teus conteúdos e não os deixes esquecidos. Há sempre uma ocasião para “ressuscitar” um post relevante. Além disso, há assuntos que nunca ficam ultrapassados (no caso de quem é blogger e faz marketing de conteúdo, as palavras-chaves head tail são bons exemplos disso). O remarketing não pode ser ignorado.
Outro ponto importante é integrar as redes sociais e os meios de comunicação. Além do e-mail marketing, que é valioso quando fundamentado por uma boa captação de leads, é teu dever fazer menção aos teus próprios conteúdos. As redes e os canais precisam de conversar entre si — portanto, não deixes nada desconexo ou a flutuar.

Aproveita as ocasiões

Além disso, não deixes de ficar de olho no que os influencers estão a fazer. Às vezes, alguma brincadeira, jogo ou música fica em alta. Lembras-te do sucesso do desafio do balde de água? E quando surgiu o hit “Que tiro foi esse?” e todos os famosos faziam versões da coreografia? A ideia é essa!

Datas podem ser úteis para aplicar promoções, programas de fidelização, sorteios, recompensas, etc. Podes estimular o engagement dessa forma. Há algum tempo, o Whindersson Nunes fez um tweet no qual afirmou que a cada mil likes, publicaria uma curiosidade sobre um país que conheceu (a recompensa).

Nem precisamos comentar que o post atingiu valores de 30 mil likes nos primeiros minutos. Entendes como funciona? Se as pessoas não possuem assim tanto interesse acerca das tuas viagens, podes oferecer alguma outra coisa. Coloca a tua cabeça a funcionar, encontra um objecto de desejo das pessoas que te seguem e oferece-o em troca de algo.

Recolhe dados e avalia as métricas

Ter um esquema para atrair e manter muitos seguidores não deixa de ser uma forma de gerir a tua marca. Sendo assim, algumas ferramentas tornam-se essenciais para alcançar o sucesso. Nesse caso, estamos a falar de recolha e avaliação de dados.

Quando envias um e-mail ou fazes um post no blog, publicas um vídeo ou imagens e stories, por exemplo, consegues obter os números de visualização, interação, entre outros dados. Esses dados, quando bem tratados, dão poder à tua marca.

Testes são bem-vindos
É fundamental recolher daí informações sobre o que pode aumentar o engagement nas redes sociais. Isso é importante para repetir o que tem sucesso — como uma landing page que converte — e eliminar o que tem alto índice de rejeição. Usando uma boa ferramenta multicanal de marketing, podes visualizar tudo isso de forma mecânica e lançar testes A/B.
Por falar nisso, que tal experimentar a automatização que dá resultado e mantém suas redes humanizadas e organizadas, para alcançar mais seguidores e oportunidades reais?
Conhece tudo que o E-goi pode fazer pela tua marca. O E-goi pode ajudar-te a impulsionares o teu crescimento — e o melhor: podes experimentar o serviço E-goi gratuitamente por 30 dias!

Boa sorte! 😉

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