5 dicas para ser produtivo em trabalho remoto

Artigo

Partilhamos contigo 5 dicas que te vão ajudar a ser mais produtivo enquanto tens de trabalhar em casa e continuar focado, como se estivesses na empresa.

Nunca o trabalho remoto ou teletrabalho foi tanto uma realidade no dia a dia dos portugueses.

Atualmente, muitas pessoas estão a ser forçadas a trabalhar em casa, algo que não estão habituadas e não sabem como agir corretamente. Se é verdade que a tecnologia permite que inúmeras profissões continuem a ser desenvolvidas fora de portas, também é necessário as pessoas alterarem algumas das suas práticas e adaptaram-se à nova situação.

Partilhamos contigo 5 dicas que te vão ajudar a ser mais produtivo enquanto tens de trabalhar em casa e continuar focado, como se estivesses na empresa. Muitas destas dicas servem para trabalhares noutros locais, como também nos espaços de cowork.

Estabelecer uma rotina

Definir uma prática de trabalho em casa, onde não se está habituado a fazer e onde vais   distrair-te facilmente, pode ser no início um pouco complicado. Aconselhamos-te a criares uma lista com as várias tarefas e acionares alarmes para cada uma delas. Continuares a seguir alguns hábitos, dos teus dias laborais, também é importante, como o trocares o pijama por outra roupa, colocares maquilhagem ou fazeres a barba. Estas ações vão ajudar-te a “cortar” a sensação de sair de casa para a empresa.

Criar um local de trabalho

A existência de um sitio exclusivo para trabalhares, é muito importante para o teu cérebro perceber a mensagem que “ali é para trabalhar”. É o lugar com o qual estabeleces o compromisso de onde tens de dedicar o teu tempo a desempenhar as tuas tarefas. Se não tens um escritório em casa, podes reservar um lugar para montares esse espaço, que pode ser na sala ou no teu quarto. O truque é posicionares-te no lugar onde não é hábito, por exemplo mudares a secretária de lugar ou sentares-te no lado oposto da mesa, onde tenhas uma percepção diferente do espaço. Tenta que seja um local que tenha luz natural abundante.

Movimento 

Quando tens de ir à empresa, exercitas os músculos no trajeto até lá. Quando estás muito tempo parado dentro das mesmas quatro paredes é fácil ficar preguiçoso, desleixado e desanimado. Na tua lista de afazeres, planeia alguns exercícios ao início e ao final do dia, bem como alongamentos entre atividades. Vai ajudar-te a descontrair os músculos e a estares mais atento ao trabalho. Aproveita também as chamadas telefónicas para andares um bocadinho.

Reduzir o stress

Para manteres o teu estado de espírito é essencial não estares num ambiente com muito ruído. Teres a televisão ligada e visitares sites de notícias ou de entretimento também não são boas opções, pois irás distrair-te ou ficar deprimido ao saber as desgraças do momento.

Comunica com os teus colegas

A ligação humana é essencial e um dos desafios é combater a solidão de trabalhar sem ninguém por perto. Opta por falar com os teus colegas via chamada de voz ou de vídeo e coloca a conversa em dia.

Fonte.


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses