A primeira edição em Portugal da conferência Design Culture Experience decorreu no passado sábado, dia 17 de setembro, em Oeiras, e teve a EDIT. – Disruptive Digital Education como parceira.
Este evento, dedicado à discussão e partilha de ideias, temas e opiniões nas área do Design, Criatividade e Comunicação Digital contou com um painel de oradores de referência, entre os quais alguns dos tutores da EDIT.
Se não tiveste oportunidade de participar no DCEX, e para que possas manter-te a par daquilo que está a ser discutido no núcleo de profissionais da indústria digital, partilhamos contigo alguns dos destaques.
Luís Madureira, Partner na ÜBERBRANDS e tutor do workshop Marketing Intelligence da EDIT., abordou os princípios do Design Thinking e como é possível integrá-lo no processo de inovação.
Para Luís Madureira, todos os profissionais podem ser Design Thinkers – sejam eles engenheiros, dentistas, artistas… – para isso, basta criarem produtos que satisfaçam necessidades que ainda não foram colmatadas. Assim, Design Thinking define-se como o conjunto entre inovação, human thinking e estratégia de negócio, sendo necessário mapear tendências – humanas, de tecnologia e de negócio – e identificar oportunidades de inovação e/ou otimização, mantendo o produto human centered, relevante, sustentável e rentável.
Utilizar o mindset Design Thinking permite, assim, criar empatia com o problema do consumidor e resolvê-lo de uma forma criativa e lógica.
Seguiu-se a apresentação de Susana Branco, Design Thinking and Service Design Consultant & Co-founder na Busigners, que defende a máxima: Consumer Experience is the new batterfield.
O poder do cliente, nos projetos digitais, cresceu: 73% das pessoas toma decisões baseadas em recomendações de amigos e/ou família. A compra começa com uma necessidade mas torna-se uma experiência, uma soma de momentos. Por isto, é determinante colocar o utilizador no centro da inovação e levá-lo para dentro do processo. Uma boa experiência de cliente tem que ser desenhada integrando o processo, idealmente, em 4 fases: mapear pressupostos, user research, desenho da experiência e service blueprint.
O painel onde se discutiu Design Process foi constituído por:
- Márcia Galrão, Experience Designer & UI/UX Designer na ComOn Group;
- Susana Branco, Design Thinking and Service Design Consultant & Co-founder na Busigners;
- Hugo Froes, UX Designer na Hi Interactive e tutor do workshop UX Foudations na EDIT.
- David Cruz, UX & Front-end Developer na minuscode e tutor do programa UI&/UX Design na EDIT.
- Greg Palmieri, Interactive Art Director na Hi Interactive e tutor do Projeto 360º Digital Campaign na EDIT.
Neste contexto, foi apresentada e discutida a necessidade de quebrar barreiras entre profissionais de várias áreas, assumindo a importância de trabalhar em equipas multidisciplinares para integrar diferentes especialidades, numa interação próspera e vantajosa para o resultado final. O futuro está nesta integração, e os que a entendem são profissionais mais completos.
Relativamente a metodologias de desenvolvimento, não existe uma mais adequada para cada processo: não há metodologias fechadas, e “one rule does not fit all”. Aqui, iterar é a palavra-chave: falhar e repetir faz parte do processo, e é quase recomendável fazê-lo (e quanto mais cedo se falhar, mais rapidamente se pode avançar).
No entanto, há fatores que estes profissionais defendem para uma melhoria do processo e do resultado final. É fundamental conhecer o cliente, saber o que ele quer e integrá-lo no processo, desenvolvendo e validando de forma ágil e, acima de tudo, trabalhar a capacidade de ver o outro, aquele para quem estamos a desenvolver.
“Trabalhar a capacidade de questionar é a base da minha metodologia do processo” – Susana Branco
É determinante, no desenvolvimento de projetos digitais, trabalhar para a inovação e criatividade, mas, principalmente, perceber o que realmente faz sentido para cliente e educá-lo de forma a que este se sinta parte do processo.
Para exercitar esta necessidade, Hugo Froes deixa um desafio aos profissionais desta área: quando reunirem com o cliente, tentem não pensar em nada criativo: não criar nenhum elemento visual na vossa cabeça. Esta estratégia permite uma melhor compreensão daquilo que o cliente pretende.
Com o tema Designing The Experience, Hugo Froes, UX Designer na Hi Intreactive e tutor do workshop UX Foundations na EDIT., focou os dois principais fatores a considerar para desenhar experiência: negócio e utilizador.
Para desenvolver o fator negócio é necessário responder às perguntas: Quem decide? Rendimento? Objetivos? Desafios?
Quanto ao utilizador é preciso saber quem ele é, onde e quando está, como e porquê.
Parece difícil? Não! Porque acima disto tudo é fundamental estar próximo do utilizador, conhecer o seu contexto, sair do computador ou do escritório e conhecê-lo da melhor forma possível.
Vasco Teixeira-Pinto, Head of Digital and Growth na NOSSA™ e tutor do workshop Growth Hacking Disruptive Marketing na EDIT., definiu e explorou o conceito de Growth Hacking com cases concretos.
“Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results.” – Albert Einstein
Vasco foca a necessidade do cruzamento de Marketing e Tecnologia, a junção dos profissionais de marketing e a criatividade com os conhecedores do contexto tecnológico cria produtos e estratégias disruptivas com impacto claro no público-alvo.
Iran Pontes, CEO do Design Culture, Professor e Coordenador do MBA em Marketing Político na Unibratec afirma que todos somos criativos. De que forma? Porque este considera que a criatividade é uma skill, “pode ser desenvolvida, trabalhada”.
Assim, na sua abordagem à questão “Como ser criativo e pró-ativo na era digital”, cita Martha Gabriel e afirma que devemos utilizar soluções novas para problemas novos. Num mundo digital que considera convergente para os dispositivos móveis, aconselha uma aposta clara em conteúdos otimizados para mobile.
Paulo Faustino, CEO da GetDigital, Lda, define estratégias de marketing digital para um segmento específico, os Millennials.
Com horários pouco definidos e uma tendência natural para o domínio de toda e qualquer tecnologia, 84% deste público não confia em publicidade tradicional. Estes, procuram conteúdo autêntico, focando a sua decisão de compra em reviews e social influencers.
Se o conteúdo criado para atrair consumidores for autêntico a probabilidade de consumo aumenta 247%!
O product placement é uma forma de criar este tipo de conteúdo: o produto apresenta-se em segundo plano, existindo um destaque claro para a experiência associada, parecendo, portanto, orgânico.
“Se continuarmos a fazer as coisas da mesma forma, obteremos os mesmo resultados.” Paulo Faustino
O último painel do dia foi constituído por:
- Pedro Garcia, Digital Marketing & Strategy Manager na Allianz Group e tutor do programa Digital Marketing & Strategy na EDIT.
- Vasco Teixeira-Pinto, Head of Digital and Growth na NOSSA™ e tutor do workshop Growth Hacking Disruptive Marketing na EDIT.
- Paulo Faustino, CEO da GetDigital, Lda;
- Filipe Almeida, Head of Digital Media & Intelligence na ComOn Group.
- Nataly Dauer, Digital Strategy na AppLift – Berlim
Para além de, mais uma vez, se focar a importância de colocar o cliente no centro do desenvolvimento projetual, foram também discutidas as fronteiras entre inbound e outbound marketing.
“Para mim, o offline não está morto, tem que ser bem utilizado” – Vasco Teixeira-Pinto
Apesar do inbound marketing continuar a ser uma parte muito importante do trabalho em marketing digital, em algum ponto, estes dois tipos de conteúdo vão fundir-se, alterando o formado de raciocínio, começando o estratega a pensar o que fazer sem ter em conta a disciplina.
“Acredito em campanhas 360º. Mas acredito que tenham que ser pensadas.” – Vasco Teixeira-Pinto
A partir de agora, torna-se obrigatório seguires o trabalho de todos estes profissionais de referência na Comunicação Digital, depois disto, apenas te falta uma coisa: os resultados do sorteio de 6 workshops da EDIT.
Através de um sorteio aleatório pela plataforma random.org, os números selecionados foram:
53 – 127 – 135 – 119 – 19 – 8
Se recebeste uma senha com um destes números, entra em contacto connosco para geral@edit.com.pt