O que o design faz pela Airbnb

Notícia

O que o design faz pela Airbnb.
Um negócio orientado para o design: o exemplo de sucesso da Airbnb

O Documentário da Age of Design mostra como é que a empresa aproveita o design para melhorar o negócio, e ainda proporcionar aos seus funcionários espaços absolutamente únicos para dar asas à criatividade.

A Airbnb foi fundada em 2008 com o intuito de ajudar as pessoas a encontrar e alugar casas por todo o mundo e é, hoje em dia, uma das empresas de maior sucesso internacional. De modo a perceber como é que a empresa traça e gere a sua abordagem orientada para o design, à medida que se desenvolve, a Age of Design, da Designweek, foi até aos headquarters da Airbnb em São Francisco, EUA.

O co-fundador da empresa, Joe Gebbia, afirma no documentário que o design está no seu ADN e de Brian Chesky, também co-fundador, tendo em conta que ambos são formados nesta área. Por isso, assumem que este facto eleva bastante as expectativas sobre aquilo que é feito e sai da Airbnb: cada movimento ou decisão tomada são questionados.

A perspetiva de como é ser designer na Airbnb é mostrada por Aaron Harvey, líder do design de ambientes, e Rachael Yu, produtora de design de ambientes. A diferenciação é clara: as salas de reuniões são réplicas das suas casas e apartamentos de todo o mundo. Assemelha-se a uma vizinhança, com nuances da vida diária de diferentes culturas, e os próprios funcionários têm a oportunidade de “viajar” e “viver”, dentro do local de trabalho, com a Airbnb.

Assim, o design é utilizado com o intuito de trazer novos espaços para dentro dos seus escritórios e consequentemente manter contacto com aquele que é o alcance global da marca.

O mote é o de desenhar um ambiente onde as pessoas possam ser mais criativas, como meio de enfrentar os novos desafios e problemas que surgem. Ser designer, na opinião de Joe Gebbia, não é necessariamente desenhar “coisas específicas”, mas também desenhar uma cultura e condição que fomente a criatividade.


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses