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Lisboa

Virtual and Augmented Reality - Foundations

Curso

Workshop

Vagas Disponíveis

25 NOV 2017 - 26 NOV 2017

Workshop Fim de Semana

Investimento: 150€

Material Necessário Incluído
S
AB
 10:00H às 19:00H
D
OM
 10:00H às 19:00H
8 h Sábado
8h Domingo
=
16h DURAÇÃO TOTAL DO WORKSHOP
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Sobre o Workshop

“We use technology to help people feel things and understand concepts that lead to mutually-positive and measurable outcomes for customers and brands.”

No último ano a Realidade Virtual/Aumentada passou de um nicho entusiamante para uma das áreas creativas/tecnológicas de maior crescimento culminando na entrada da Apple no mercado.

A RV/A é verdadeiramente um meio revolucionário. Põe o utilizador dentro da experiência e dá-lhe poder de escolha, envolve-o emocionalmente, deixando uma impressão forte e duradoura.

Há indefinição sobre as particularidades das várias tecnologias, suas possibilidades e limitações e, principalmente como desenhar experiências eficazes. A criação em RV/A envolve vários skills: modelação 2D e 3D, programação, fotografia e video 360, motores de jogos, novos tipos de UI e uma nova forma de contar histórias em que o utilizador avança ao seu ritmo e, muitas vezes, por onde quer.

Este workshop aborda o estado actual e perspectivas futuras das diversas plataformas, analisa hands-on a tecnologia actual, passando depois a debater a estratégia adequada a cada caso, e terminando com um projecto de design de uma experiência em RV.

Público-alvo

Este workshop é indicado para todas as pessoas que queiram saber mais sobre as especificidades inerentes à temática da realidade virtual e da realidade aumentada.

Requisitos

Ser curioso e ter interesse na temática. Ter conhecimentos básicos na ótica do utilizador de tecnologias web e mobile.

Conteúdo Programático

#1

Módulo

Introdução à Realidade Virtual/Aumentada (RV/A).

Continuum realidade-virtualidade, eXtended Reality (XR) e Mixed Reality (MR).

História da RV/A, porque surge agora é para onde vai.

Porque é disruptiva a experiência da RV/A.

Sentidos, manipulação de percepção.

Aplicações em entertenimento, ensino/formação, defesa, desporto, engenharia, arquitectura….

Nomenclatura e tecnologia (hands on).

RV imersiva: Oculus Rift+Touch, mobile.

AR: mobile com marcadores 2D.

MR: Microsoft HoloLens.

Human Machine Interfaces: voz, olhar, gesto, tacto, movimento, reconhecimento 3D.

Desenvolvimentos futuros.

#2

Módulo

#3

Módulo

Geração de conteúdos.

Fotografia e Video 360: fundamentos e produção.

Scan 3D e Fotogrametria.

Modelação 3D para VR e AR.

Motores de jogos para VR/AR.

Hands-on no Unity3D: geração de experiência de RV imersiva.

VR/AR no marketing.

Princípios, objectivos.

Estratégia.

Análise de casos.

#4

Módulo

#5

Módulo

Projecto Final - Design de experiência em VR/AR.

Definição de objectivos.

Modo de entrega.

Tecnologia a usar.

Desenvolvimento da experiência.

Deployment.

Avaliação.

DOCUMENTAÇÃO DE APOIO ÀS AULAS

A inscrição no workshop inclui acesso a publicações e a documentação de suporte nas aulas e engloba um conjunto de recursos bibliográficos e formações on-line de suporte às atividades de ensino, investigação e aprendizagem.

Equipamento

Um computador por aluno.
Projetor HD.
Documentação em formato digital.

Admissão

Idade Mínima 18 anos
Conhecimentos básicos de Marketing Conhecimentos tecnológicos na ótica do utilizador (email, web, social, mobile).

Certificação

Inclui: carga horária total do workshop, temáticas lecionadas e informação do tutor.

Tutor

Ricardo-Resende

Ricardo
Resende

Professor / Sub-coordenador

ISCTE
Digital Living Spaces / ISTA

Ana-Palma

Ana
Palma

Diretora Pedagógica

Departamento Pedagógico

Noémi
Lomelino

Gestora de Formação

Departamento Pedagógico

Francielle
Silva

Gestora de Formação

Departamento Pedagógico