Newsletter
Menu
Pesquisa
Newsletter
Edit.ES
Quero frequentar este curso
"
Marketing Digital
Design Digital
Front-End
Mobile
UX/UI
Business
Enviar

Lisboa

User-Research for Discovery

Curso

Workshop

Workshop Fim-de-Semana

15 JUL 2017 - 16 JUL 2017

Vagas Disponíveis

Investimento: 150€

Material Necessário Incluído
S
AB
 10H às 19H
D
OM
 10H às 19H
8h 1º dia
8h 2º dia
=
16h DURAÇÃO TOTAL DO WORKSHOP
Quero frequentar este curso

Sobre o Workshop

O workshop baseia-se numa metodologia constituída por 7 passos, em que os participantes irão ser convidados a experimentar ao longo dos dois dias de workshop.

Esta metodologia irá permitir melhor planear e estruturar a sua pesquisa, obtendo assim maior confiança para o fazer autonomamente nos seus projectos.

Será dado maior enfoque aos métodos de entrevista e observação, mas serão também apresentadas outras ferramentas que permitirão ao participante explorar outras dimensões da pesquisa.

As sessões são teórico-práticas, no formato de workshop, oferecendo uma aplicação prática e experimental dos conhecimentos adquiridos.

Público-alvo

Destina-se a estudantes ou profissionais das mais diferentes áreas que contribuem para o desenvolvimento de produtos e serviços, desde designers, developers, gestores de produto, marketeers, engenheiros, gestores de marca, aos responsáveis de inovação e gestores de empresa.

Todos os que queiram conhecer uma ferramenta de comunicação/visualização que permite compreender e trabalhar a experiência de cliente.

Requisitos

Para além de curiosidade e empenho em conhecer metodologias de User-Research, os participantes deverão compreender a importância de um foco nas pessoas e da necessidade de as envolver no processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Conteúdo Programático

#1

Módulo

Enquadramento teórico

  • Enquadramento para conhecer metodologias, ferramentas e aplicações de User-Research (Pesquisa Qualitativa)

Definição do desafio

  • Os participantes irão trabalhar em equipa, e neste primeiro momento será pedido que criem um entendimento comum de equipa sobre o desafio sobre o qual vão trabalhar. O desafio trabalhado será proposto pelo tutor.

#2

Módulo

#3

Módulo

Quick and dirty

  • Numa primeira aproximação ao utilizador, vamos imergir no context para conduzir uma pesquisa mais livre, que permitirá às equipas melhor compreenderem o desafio e criarem um plano de pesquisa. Segue-se um momento de síntese, onde os grupos irão partilhar os resultados e experiências com os restantes participantes.

Perfil e recrutamento de
utilizadores

  • Após a compreensão do desafio e primeira síntese, iremos compreender com quem queremos falar, e com quem não queremos falar.

#4

Módulo

#5

Módulo

Plano de Research

  • Serão apresentados diferentes ferramentas de pesquisa, e os participantes irão criar um plano de pesquisa.

Research script

  • Será aprofundada a estrutura de entrevista e boas práticas, e os participantes irão começar a desenvolver o script para entrevistas.

#6

Módulo

#7

Módulo

Entrevistas e observação

  • Cada elemento do grupo irá conduzir uma entrevista e/ou efectuar observação, seguindo um script.

Interpretar

  • Numa primeira fase os elementos das equipas irão partilhar no grupo a experiência da entrevista e criar histórias.
  • Numa segunda fase, as equipas irão contar as histórias a um outro grupo e desta forma extrair ilações

#8

Módulo

Documentação de Apoio às aulas

A inscrição no workshop inclui acesso a publicações e a documentação de suporte nas aulas e engloba um conjunto de recursos bibliográficos e formações on-line de suporte às atividades de ensino, investigação e aprendizagem.

Mais Info

EQUIPAMENTO

iMac 21”i5 (um por aluno)
Projetor HD.
Documentação em formato digital.

ADMISSÃO

Idade Mínima 18 anos.

CERTIFICAÇÃO

Inclui: carga horária total do workshop, temáticas lecionadas e informação do tutor.