Newsletter
Menu
Pesquisa
Edit.ES
Quero frequentar este Workshop
Marketing Digital
Design Digital
Front-End
Mobile
UX/UI
Business
Enviar

Porto

Innovation Service Design

Curso

Workshop

Vagas Disponíveis

16 DEZ 2017 - 17 DEZ 2017

Workshop Fim de Semana

Investimento: 150€

Material Necessário Incluído
S
AB
 10h às 19h
D
OM
 10h às 19h
8h 1º dia
8h 2º dia
=
16h DURAÇÃO TOTAL DO WORKSHOP
Quero frequentar este Workshop

Sobre o Workshop

Este workshop foi concebido por profissionais da área com uma vasta experiência nacional e internacional.

Dirigido a todos os interessados em serviços, criatividade e novos desafios, este workshop é uma introdução prática ao trabalho criativo e ao design colaborativo, através de métodos com base no design thinking e no service design.

Com um espírito de experimentação, mindset de designer e rodeados de motivação e criatividade, os participantes terão condições para desenvolver um serviço inovador.

Iniciando com uma pequena introdução teórica sobre inovação e service design, a estrutura do workshop conta com uma forte componente prática, tendo como objetivo experienciar as principais metodologias utilizadas num processo de inovação.

Com base no modelo Double Diamond do Design Council e nas ferramentas do design thinking e do service design , os participantes serão convidados a viver uma experiência criativa que os ajudará a refletir sobre a importância de adotar este tipo de abordagem nos seus projetos pessoais e/ou profissionais.

Este workshop ajudará os participantes a reconhecer e a entender o sentido de um processo de inovação e a importância do desenvolvimento iterativo; o sentido de diversas metodologias e ferramentas do design thinking e do service design ; a compreender métodos básicos da criatividade e a desenvolver a capacidade de tomada de decisões rápidas em grupo; e adquirir um atitude de exploração e aprendizagem, crítica, open-mind e centrada na ação.

Público-alvo

Tendo uma abordagem colaborativa, este workshop destina-se a qualquer pessoa que tenha interesse em participar em actividades orientadas pelo design e pela inovação.

Não é restrita a designers, nem a engenheiros, nem a qualquer outra área específica, todos são bem-vindos!

Requisitos

Não existem requisitos específicos para além da abertura para participar em dinâmicas de grupo.

Conteúdo Programático

#1

Módulo

Exploração inicial.

Explorar os conceitos service design e design thinking;

Entender a dinâmica, conteúdo e objetivos do workshop Dinâmicas de grupo;

Selecionar e questionar o briefing;

Mind map e brainstorming;

Stakeholder map.

Investigação de guerrilha.

Breve cápsula teórica;

Preparação de entrevista;

Investigação com utilizadores reais;

Cluster de ideias e insights.

#2

Módulo

#3

Módulo

Análise e síntese.

Breve cápsula teórica;

User personas;

Customer journey;

Definir o projeto e o seu ponto de vista.

Ideação e protótipo.

Breve cápsula teórica;

Do desenho ao protótipo;

Brainwriting e sketch rápido;

Iteração e aprendizagens;

Teste de guerrilha;

Partilha de resultados e iteração do protótipo.

#4

Módulo

#5

Módulo

Apresentação final.

Breve cápsula teórica;

Business Model Canvas;

Service Blueprint;

Apresentação de projetos desenvolvidos pelos participantes;

Comentários e partilha;

Apresentação de casos de estudo com aplicação da disciplina do service design;

Apresentar o projeto desenvolvido;

Comentários e partilha.

Documentação de Apoio às aulas

A inscrição no workshop inclui acesso a publicações e a documentação de suporte nas aulas e engloba um conjunto de recursos bibliográficos e formações on-line de suporte às atividades de ensino, investigação e aprendizagem.

EQUIPAMENTO

iMac 21”i5 (um por aluno).
Projetor HD.
Documentação em formato digital.

ADMISSÃO

Idade Mínima 18 anos
Licenciatura ou experiência comprovada em áreas de comunicação, audiovisual, marketing e design.

CERTIFICAÇÃO

Inclui: carga horária total do workshop, temáticas lecionadas e informação do tutor.

TEMAS
RELACIONADOS