Menu
Pesquisa
Newsletter
Edit.ES
Quero frequentar este Workshop
"
Marketing Digital
Design Digital
Front-End
Mobile
UX/UI
Business
Enviar

Lisboa

Collaborative Design

Curso

Workshop

Vagas Disponíveis

13 MAI 2017 - 14 MAI 2017

Workshop FIM DE SEMANA

Investimento: 150€

Material Necessário Incluído
S
AB
 10h às 19h
D
OM
 10h às 19h
8h 1ª dia
8h 2º dia
=
16h DURAÇÃO TOTAL DO WORKSHOP
Quero frequentar este Workshop

Sobre o Workshop

Este workshop foi concebido por profissionais na área do Design, que atuam na indústria nacional e internacional.

Num mundo em que os recursos mais preciosos passaram a ser o poder mental, a inovação e a criatividade, é necessário adaptar os processos de trabalho para fazer face a novos desafios. Na vanguarda deste movimento estão as empresas de inovação tecnológica de Silicon Valley, apesar do movimento se estender cada vez mais a outras áreas geográficas, que dia após dia revolucionam radicalmente as mais diferentes áreas de negócio.

Curiosamente, por detrás desta inovação tecnológica estão metodologias com pouca ou nenhuma tecnologia. Os processos de inovação encontram a sua génese em sessões de design colaborativo onde a tecnologia é substituída por whiteboards, post-its e muitos outros artefactos comumente caracterizados pela sua flexibilidade e adaptabilidade.

Este movimento não diminui de forma alguma o papel do designer, responsável por conceber a versão final de produtos e serviços; é antes sim um auxiliar imprescindível para que este tome decisões de forma sustentada.

O Workshop, com uma forte componente prática, tem como objectivo apresentar as principais metodologias utilizadas no design colaborativo. Estas viabilizam processos de inovação contínua e disrupção no desenvolvimento de produtos e serviços, sejam eles digitais ou não.

Algumas situações em que o design colaborativo é uma mais-valia:

  • Compreender o contexto envolvente de um negócio
  • Definir a visão de um produto ou serviço
  • Gerar e discutir ideias de forma eficaz e divertida
  • Compreender as necessidades e expectativas dos clientes
  • Criar e testar protótipos
  • Priorizar de tarefas

PÚBLICO-ALVO

Sendo uma abordagem colaborativa holística, destina-se a qualquer pessoa que tenha interesse em participar em actividades criativas orientadas pelo design.

Requisitos

Não existem requisitos específicos para além da abertura para participar em dinâmicas de grupo.

Conteúdo Programático

#1

Módulo

Design colaborativo 101

Modelos de colaboração;

Elementos-chave dos processos colaborativos;

O que é o Design Colaborativo?;

Tipos de Design Colaborativo.

Gamestorming

Características comuns aos processos de inovação de empresas com cariz inovador;

Utilização de mecânicas de jogo em processos de inovação;

Gamestorming;

Exercícios práticos;

#2

Módulo

#3

Módulo

Sprints no contexto do design colaborativo

O que são sprints no contexto do design colaborativo?;

Design Sprints;

Discovery Sprints;

Customer Journey Sprints;

Exercícios práticos.

Design Studio

O que é o design studio?;

Como funciona um design studio?;

Como interpretar os resultados de um design studio?;

Exercícios Práticos.

#4

Módulo

#5

Módulo

Gestão do Design Colaborativo

Dinâmicas de grupo;

Factores a evitar em dinâmicas de grupo;

O papel do facilitador em dinâmicas de grupo;

Análise crítica do workshop.

Tutor

Gustavo
Pimenta

UX Strategist, Community Builder & Mentor

SensesLab

APOIO E-LEARNING

A inscrição no workshop inclui um período de acesso prévio e posterior à formação à plataforma online de apoio ao ensino – General Assembly, com um aconselhamento formativo direcionado para a temática.

Mais Info

EQUIPAMENTO

iMac 21”i5 (um por aluno).
Projetor HD.
Documentação em formato digital.

ADMISSÃO

Idade Mínima 18 anos.
Licenciatura ou experiência comprovada em áreas de comunicação, audiovisual, marketing e design.

CERTIFICAÇÃO

Inclui: carga horária total do workshop, temáticas lecionadas e informação do tutor.

'