Newsletter
Menu
Pesquisa
Newsletter
Edit.ES

Joana Mesquita
Tutora

entrevista

Joana Mesquita
Tutora

Joana Mesquita é UX Designer no Porto Tech Center (Rocket-Internet), anterior Mga.concept.
Licenciada em Artes Plásticas, é também especialista em Design Digital e Tecnologia Multimédia. Membro do Interactive Design Foundation - Curso de Mobile User Experience, User Centred Design.
Joana é apaixonada pela área do digital, particularmente por User Experience, Interface Design e ensino.

E.

A tua formação académica influenciou a escolha da tua atividade profissional?

J

O meu percurso é um pouco distinto e invulgar, a minha formação base vem das Artes Plásticas. Apenas mais tarde descobri o meio digital pelo qual me apaixonei!

E.

Um bom profissional reflete-se num bom tutor?

J

Esta questão é um pouco complexa porque não gosto de generalizar! Há bons profissionais que são ótimos tutores, mas o contrário também pode acontecer! O facto de todos os tutores serem profissionais no ativo garante de forma inequívoca a experiência e o know-how necessários. Permite, para além da troca de conhecimentos, a partilha de experiências “behind the scenes” e uma consciencialização da realidade do mundo de trabalho.

E.

Procuras estabelecer novas técnicas e processos pedagógicos para aplicar nas tuas aulas?

J

Sempre! O ensino não é unidirecional, a ensinar aprende-se imenso, e dessa aprendizagem e partilha surgem novos métodos.

E.

Como descreves a metodologia de ensino na EDIT.?

J

A metodologia da EDIT. aposta na ligação direta com o mercado de trabalho e esta ligação é claramente evidenciada pela oferta formativa que dispõe. Na área do Digital esta ligação é crucial, uma vez que as mudanças são constantes! A promoção de projetos reais, através de partnerships com o setor, permite desenvolver a componente de formação em contexto real de trabalho e desta forma consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

E.

Os alunos são estimulados a participar em projetos colaborativos nas tuas aulas?

J

Todos os meus planos formativos contemplam uma aplicação prática. O trabalho colaborativo é geralmente mais enriquecedor, pois permite fomentar o desenvolvimento de competências como a gestão de tarefas, a aplicação de diferentes papéis e o trabalho em equipa. Dependendo da heterogeneidade dos perfis dos formandos a partilha de diferentes backgrounds é muito enriquecedora.

E.

Qual a importância do feedback dos alunos?

J

Tal como já referi, o feedback é importantíssimo. É através dele que crescemos e melhoramos!

E.

Que recursos recomendas para os alunos se manterem atualizados sobre as matérias que lecionas nas aulas?

J

IOS Human Interface Guidelines, Google design, Smashing Magazine, Luke Wroblewski.

E.

Quais os maiores desafios que os alunos recém formados enfrentam ao entrar no mercado?

J

Penso que na situação atual o maior desafio é conseguir entrar no mercado. Para isso é preciso produzir e mostrar, não basta ter um papel timbrado.

E.

O contacto com as marcas no projeto final dos cursos, facilita o processo de aprendizagem e o ingresso no mercado de trabalho?

J

A promoção de projetos reais, através de partnerships com o setor, permite desenvolver a componente de formação em contexto real de trabalho e desta forma consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

E.

Na atividade profissional que desenvolves no teu dia a dia qual a área com maior potencial de crescimento?

J

Mobile first é uma realidade, e portanto toda a componente de UX para Mobile.

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA

TEMAS
RELACIONADOS

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA