Newsletter
Menu
Pesquisa
Edit.ES

Helena Santos
Tutora

entrevista

Helena Santos
Tutor

Helena Santos é Digital Marketing Senior Consultant na Accenture Interactive e tutora do curso intensivo de introdução ao marketing digital, Digital Marketing Foundations, na EDIT. Lisboa.

[O Marketing Digital] É ainda área em expansão e por isso ainda há bastantes oportunidades, contudo eu diria que é também uma área muito exigente porque há novidades todos os dias.

E.

Jornalismo, Comunicação e Relações Públicas foram as áreas que selecionaste para o início da tua formação académica. Como surgiu o interesse pelo Marketing Digital? Fala-nos sobre o teu percurso.

H

Na realidade o marketing digital surgiu perante a necessidade de encontrar uma nova carreira. Como sabemos o jornalismo está, infelizmente, em fase descendente e eu vi-me desempregada ao fim de 10 anos de carreira. Decidi ir fazer um MBA para Sydney, Austrália, e durante a minha estadia lá achei que o Marketing Digital era o caminho certo. Na verdade, acho que foi “amor à primeira vista”, um pouco como tinha sido com o jornalismo 10 anos antes. Especializei-me então em E-Business e comecei a trabalhar numa agência digital, The Defectors, em Pyrmont, como SEO Assistant. A partir daí foi procurar cada vez mais e explorar outras áreas do marketing digital.

E.

Tens alguma rotina de trabalho?

H

Não sei se é uma rotina, mas nos dias de trabalho gosto de acordar bem cedo e fazer algum tipo de exercício logo pela manhã. Quando chego ao escritório já levo o meu dia planeado na minha cabeça e uma boa dose de energia. É só beber o café e começar a ver os assuntos a tratar no dia.

E.

Quais são, na tua opinião, os maiores desafios para quem se quer iniciar na área do Marketing Digital?

H

É ainda uma área em expansão e por isso ainda há bastantes oportunidades, contudo eu diria que é também uma área muito exigente porque há novidades todos os dias. Estar em cima do acontecimento é fundamental. Não podemos pensar que só porque fizemos uma formação de Social Media ou Google Ads há 1 ano estamos ok nessa área… Há que estar permanentemente atualizado.

E.

Que tendências prevês na mesma?

H

Estou a acompanhar com atenção os temas do DMP & Programmatic e também da Inteligência Artificial. Penso que em breve estarão no mercado português em força.

E.

Utilizas algum tipo de recursos ou websites para te manteres atualizada sobre o digital?

H

Há alguns sites que gosto de seguir nomeadamente o Search Engine Journal, Search Engine Land, o Google Blog, Social Media Examiner, Mashable e Hubspot.

E.

Que expectativas tens para o novo curso intensivo Digital Marketing Foundations da EDIT. Lisboa, do qual irás ser tutora? Como costumas lecionar as tuas aulas?

H

Aguardo formandos cheios de vontade de aprender e de meter as mãos na massa. As minhas aulas costumam ser muito hands-on. Acredito que melhor do que ouvir como se faz, é fazer efetivamente. Ninguém sai das minhas aulas sem “meter as mãos na massa”. 😊

E.

Por fim, na tua opinião, que características pessoais, e técnicas, deve ter um bom profissional de marketing digital para vingar no mercado atualmente?

H

As características pessoais que destaco são sem dúvida resiliência e curiosidade, vontade de aprender constantemente. Ética, também gostaria de reforçar. Creio que o mercado de trabalho, globalmente falando, precisa de pessoas mais sérias. Do ponto de vista técnico, penso que há vantagem em conhecer um pouco de todas as áreas mesmo que queiramos ser especialistas num dos ramos. Ou seja, se quiser ser especialista em Social Media, devo também perceber algo de SEM e/ou email marketing etc. Também não custa saber os básicos de HTML. E claro, ferramentas Office como Excel e Powerpoint, sobretudo o primeiro, são essenciais.