Newsletter
Menu
Pesquisa
Edit.ES

Tiago Sena
Tutor

entrevista

Tiago Sena
Tutor

Tiago Sena, E-Commerce Manager na OXY Agency, fala-nos sobre a sua experiência e de como entender o consumidor é essencial para os negócios online.

É importante sempre persistência, e nunca pensar que um projecto de e-commerce é apenas colocar um site com produtos a vender.

E.

Fala-nos um pouco sobre o teu percurso académico e profissional.

T

Comecei por estudar a parte de Línguas no secundário em Almada e tinha a intenção de seguir Jornalismo. Entrei na faculdade Lusófona e fiz três anos do curso.

Depois disso, em 2010 tive a oportunidade de entrar para minha primeira experiência em E-commerce. Fui convidado para itegrar a equipa portuguesa da GroupOn em Madrid, e tive a oportunidade de trabalhar na empresa em Madrid e em Lisboa. Durante os meus 2 anos na GroupOn, tive oportunidade de crescer e aprender bastante com este mercado, quer no que toca aos pontos positivos como aos negativos.

Tive oportunidade de criar o meu proprio desafio, o LISBOA DISCOUNT:  um site de ofertas várias, que acompanhou o boom de sites de compras colectivas.

O mais recente projecto foi agora na OXY Agency, onde acabei por trazer um pouco do meu know how de E-commerce e trazer para a empresa este novo negócio, com o site Parques e Diversões, e até agora tem corrido bastante bem.

Há 7 anos que trabalho na área de E-commerce, em diversos departamentos, e até hoje em todas as empresas que estive, bem como nos projectos que ajudei a criar, aprendi bastante. Aprendemos muito mais quando colocamos as “ mãos na massa”,  e é isso que tenho aprendido nestes últimos anos.

E.

Na tua opinião, quais são as perspetivas de evolução na área do E-Commerce em Portugal?

T

É uma área em constante mudança e consumidor também evoluiu muito nos últimos 10 anos, tornou-se mais exigente do que nunca. Todos os anos os números das vendas online sobem em Portugal e na Europa, e muitas vez o crescimento em Portugal é maior do que na restante Europa. Estes números de crescimento constante todos os anos mostram claramente que há muita evolução pela frente.

E.

Podes partilhar connosco algum projeto ou trabalho que te tenha dado especial gosto participar?

T

Os projectos trabalhados até hoje foram quase sempre diferentes em si, mas todos bastante motivantes. O projecto mais desafiante até hoje foi, sem dúvida, o mais recente projecto no qual estive envolvido na OXY Agency, o site E-commerce do Parques de Diversões.  Conseguimos descobrir que ainda havia uma hipótese de sucesso neste mercado complexo, já muito explorado, mas o projeto tem vindo a correr bastante bem, com a colaboração de uma equipa de comunicação e IT extremamente importante para o avanço do mesmo.

Há uns anos, em 2011, acabei também por fazer o meu próprio projecto, o Lisboa Discount. Trabalhava muito mesmo, muitas horas, mas na altura, ainda me faltavam algumas bases e mais experiência para levar o projecto até outro patamar.

E.

Vais ser tutor do curso intensivo E-Commerce Marketing Strategy & Growth na EDIT. Lisboa. Quais as expectativas que tens para o mesmo? De que forma pretendes lecionar as tuas aulas, transmitir conhecimentos e a tua experiência?

T

Primeiro que tudo, para mim é obviamente uma honra transmitir um pouco do conhecimento que adquiri ao longo dos últimos 7 anos na área de E-commerce. Tenho grandes expectativas pois é uma area que sem dúvida está em crescimento em Portugal, portanto acho que é um curso que vai vingar durante muitos anos e ser bastante útil para o futuro profssional dos alunos. Sou uma pessoa bastante prática e comunicativa, e vou tentar transmitir o que consegui eu próprio consegui aprender nas várias empresas pelas que passei. Haverá apresentações com a colaboração de alguns convidados que trabalham na área e que irão enriquecer mais ainda as aulas.  A  interação dos alunos é fundamental: saber os seus receios, o que esperam, os seus projectos nesta área.

E.

Podes dar algum conselho para os nossos alunos que pretendem entrar no mercado do E-Commerce? Que características devem ter enquanto profissionais e como poderão vingar neste campo?

T

É importante sempre persistência, e nunca pensar que um projecto de e-commerce é apenas colocar um site com produtos a vender. Esse pode, de facto, ser um dos principais erros dos empreendedores ou de pessoas que querem entrar neste meio. Um site dá mesmo muito trabalho, e trabalho de várias vertentes.

Precisas de ser Comercial, precisas de entender como podes comunicar um produto, a melhor forma de comunicar esse produto. Todos os dias apresentas coisas novas ou facilmente podes ser ultrapassado por um concorrente teu que tem um novo update ou simplesmente uma navegação muito melhor que o teu site. É preciso estar sempre um passo à frente de tudo isso.

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA

TEMAS
RELACIONADOS

QUERO PARTILHAR ESTA PÁGINA