Newsletter
Menu
Pesquisa
Edit.ES

Bruno Amaral
Tutor

entrevista

Bruno Amaral
Tutor

Bruno Amaral, General Manager na Diamond by BOLD, revela-nos o seu percurso profissional, e como este culminou com o Marketing Analytics. 

É uma área em que a criatividade se consegue com base em indicadores bem estruturados e corretamente analisados.

E.

Iniciaste a tua formação na área da engenharia de computadores, e posteriormente passaste para o marketing digital. De que forma se sucedeu esta passagem? Como consideras que as áreas se complementam?

B

O marketing digital tem uma importante vertente criativa, mas uma forte base estatística e analítica. A minha formação em engenharia, aliada a uma especialização em desenvolvimento web, fez com que a evolução fosse natural, incorporando Web Analytics e SEO quando poucos o faziam.

E.

Neste seguimento, descreve-nos um pouco o teu percurso profissional.

B

Após a formação em engenharia informática, dediquei-me ao desenvolvimento web numa das primeiras agências de marketing digital em Portugal.

Comecei como responsável de desenvolvimento, mas o interesse por marketing digital fez-me elevar o nível das nossas aplicações web e a aplicar estratégias de otimização SEO e de medição Analytics. Dois anos depois passei a gerir as operações da agência e comecei a dar aulas de Digital Analytics e SEO. Em 2013 fundei a Diamond, agência digital do grupo BOLD, com o foco em estratégia digital, performance e analytics.

Hoje continuo à frente da Diamond, que conta com 35 profissionais a trabalhar em Estratégia Digital, Marketing Digital, Desenvolvimento Web e Design. Dou aulas em várias escolas e universidades, mantendo o foco nas áreas de especialização, Desenvolvimento Web, Analytics e SEO.

E.

Como é, atualmente, um dia da tua rotina de trabalho?

B

As responsabilidades de gerir uma agência com alguma dimensão são muitas e ocupam grande parte do dia. Felizmente consigo continuar a conseguir apoiar as equipas operacionais entre reuniões com clientes e com a equipa.

E.

De forma breve, explica-nos qual a importância da análise de dados no Marketing Digital para as marcas/empresas, e porque devem investir em especialistas?

B

O mercado é cada vez mais competitivo e os dados são um dos ativos mais importantes das marcas. Analisar o comportamento dos utilizadores, o desempenho das atividades e medir o retorno do investimento, é cada vez mais importante para investir nos locais certos e aumentar o retorno das atividades de marketing e vendas das marcas.

Definir a estratégia digital de uma marca sem analisar os dados pode representar o total insucesso da estratégia e afetar drasticamente os resultados da empresa.

E.

Esta é uma área à procura de muitos profissionais hoje em dia. Na tua opinião, quais são as características distintivas que permitem vingar na mesma?

B

A capacidade de adaptação e de aprendizagem, o foco na medição e a capacidade organizativa, são os elementos chave para vingar. É uma área em que a criatividade se consegue com base em indicadores bem estruturados e corretamente analisados.

E.

Quais serão, na tua ótica, as tendências do Marketing Digital num futuro próximo?

B

Mais do que falar tendências futuras é falar das que já estão a dominar as estratégias digitais das grandes empresas. O foco em Data, Analytics e a introdução de automatização e machine learning, são as actividades que vão mudar a forma como as empresas trabalham o digital. Estes poderão incidir em novas abordagens de mobilidade, de realidade aumentada e virtual, ou outro, mas a base analítica e focada na análise de dados vai continuar a mudar o panorama digital nos próximos anos.

E.

Que projetos que tenhas realizado gostarias de partilhar/destacar?

B

Alguns dos projetos que posso referir e que gostaria de destacar, são o White Box, uma plataforma de análise de risco na gestão de projetos, que aplica a análise de dados numa perspetiva de medição do risco, e o contributo que a Diamond tem dado à transformação digital da Oney, uma empresa que tem vindo a transformar o seu negócio e a forma como aborda o digital, dando um grande foco ao Data e Analytics.

E.

Como é que te manténs atualizado sobre o mundo digital? Utilizas alguns sites ou plataformas?

B

Nem sempre é fácil manter-me a par das últimas novidades e gerir uma agência, mas tenho procurado estar atento a alguns sites para acompanhar o que de melhor se faz lá fora e as novidades que vão surgindo. Os sites que mais sigo são as várias fontes de informação da Google, o MOZ, MashableReadWrite, Marketing Land. Smart Insights, Razor Social and LunaMetrics. Sigo ainda várias personalidades no Twitter, como o Rand Fiskin, Jeff Bullas, entre outros.

E.

Tens alguma meta profissional a cumprir?

B

A minha meta profissional é continuar a fazer a Diamond crescer, de forma sustentável e a acrescentar valor para os nossos clientes.

E.

Quais as expectativas para o novo curso Data-Driven Marketing Analytics na EDIT.?

B

O curso de Data-Driven é um curso diferente, focado numa área que muitos dos cursos descuram e não valorizam. A primeira edição correu muito bem, formando profissionais de marketing com fortes valências analíticas e de análise de dados.

Nas próximas edições o curso será ainda mais focado e especializado, tornando-se numa referência para a formação na área em Portugal e complementando a oferta formativa em marketing digital existente.

E.

De que forma irás passar os teus conhecimentos aos alunos, e o que esperas aprender com eles?

B

As minhas formações são sempre muito práticas e de partilha de conhecimentos. Em todas as sessões tento passar conhecimento e experiência prática. A interação com os alunos tem permitido apresentar uma formação mais adaptada e também aprender com os alunos.