A importância do Google Analytics by Bruno Valinhas

Artigo

Bruno Valinhas é Social Media Manager & Digital Analyst no Observador e é um dos tutores do curso de Digital Marketing & Strategy na EDIT. Lisboa. Afirma que a rapidez e a capacidade de fidelização são os benefícios mais significativos que os canais digitais trouxeram para a comunicação marca-consumidor

Muitos já ouviram falar do Google Analytics, é certo, mas nos dias de hoje são muitos os profissionais de comunicação que ainda não utilizam a ferramenta. Depois, noutro ângulo, existem muitos outros que utilizam de uma forma básica ou pouco completa, não tirando os máximos proveitos e capacidades da plataforma. Consequentemente, quando isto acontece, quem perde é a marca e o seu próprio negócio.

As ferramentas de análise são, ou deveriam ser, um suporte para o dia-a-dia de qualquer negócio digital. Permitem medir os desempenhos com grande detalhe, seja por exemplo o comportamento dos utilizadores, quais as páginas mais vistas, em que páginas entraram no site, onde abandonaram, etc. Permite segmentar o tráfego por canal e perceber com isso onde devemos apostar no futuro. Dá-nos também de forma detalhada a performance do dia de ontem, do último mês, do último ano. No fundo, dá-nos todos os dados e resultados do que colocámos em prática.

A ferramenta deve ser vista como algo que nos dá a possibilidade de olhar o passado e o presente de um site para melhorar o futuro da marca.

Para quem tem um site em e-commerce (e não só), o Analytics é uma ferramenta que deveria ser de uso obrigatório. Através dos funis de conversão, por exemplo, podemos perceber o percurso que um utilizador faz num site em setores específicos. Se efetua ou não uma compra. Permite perceber onde é que os utilizadores abandonam o site e, sabendo isso, conseguimos criar estratégias para melhorar a performance dessas áreas específicas. Utilizar ferramentas de análise é a melhor forma que temos de monitorizar e de fazer crescer a nossa marca.

Apesar de tudo isto são muitos os que atualmente ainda não conhecem as potencialidades do Google Analytics.

Ao longo da vida procuramos várias respostas que por vezes estão mesmo à frente dos nossos olhos. A plataforma ajuda-nos a encontrar essas respostas com precisão.

Com um Teste A/B, por exemplo, podemos saber qual de duas ou mais landing pages converte melhor. Qual das páginas corresponde melhor aos meus objetivos . Qual delas tem um call to action mais eficaz. Podemos saber tudo isto e muito mais de uma forma gratuita e relativamente fácil.

Podemos criar e analisar segmentos avançados, saber quais as palavras-chave que melhor convertem, entre tantas outras coisas potencialidades. A ferramenta deve ser encarada como uma grande ajuda diária na rotina de uma marca.

Outra grande capacidade da plataforma é permitir a definição de objetivos específicos para conseguirmos perceber se estamos a conseguir atingi-los (ou não). Em suma, ajuda-nos a seguir o caminho certo.

Cada área do nosso site, uma página ou secção, deve ter uma missão específica. O Analytics permite saber se essa missão está a ser correspondida. E com que resultados.

Uma coisa é certa, é impossível ter sucesso sem medir. Analisar, no fundo, é isso mesmo. É uma procura constante de respostas que quando bem aplicadas permitem desencadear crescimentos.

 

Bruno Valinhas -Social Media Manager & Digital Analyst no Observador

 


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses