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19

Junho

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A importância do Content Marketing na estratégia das marcas

Já não é uma novidade que as marcas nos tentam impactar de formas cada vez mais subtis. De facto, ainda que continue a ser muito utilizada, a publicidade pura e dura tem vindo a revelar-se cada vez menos eficaz, principalmente quando utilizada isoladamente, sem fazer parte de uma estratégia de marketing que envolva também outras técnicas.

À medida que vamos tendo cada vez mais oferta disponível, que há cada vez mais inputs a chamarem pela a nossa atenção, é natural que nos sintamos mais cativados por aquelas marcas que nos dizem algo de especial, que produzem o conteúdo que estamos à espera de ver, que nos ajudam a resolver problemas do nosso dia-a-dia. E, sem dúvida, que isto tem vindo a acontecer cada vez mais.

O que é o Content Marketing?

A este tipo de conteúdo produzido pelas marcas, que envolve os consumidores, que estes vão achar útil e interessante, chamamos Content Marketing. Apesar de já ter muitos anos, este termo tem vindo a estar cada vez mais “na moda”, pelos motivos que já foram referidos. Este conteúdo pode assumir diversas formas, como é o caso de blog posts, conteúdo no site institucional, vídeo, infografias, etc.

Ainda que este conteúdo esteja, de forma legítima, associado à marca, o facto de ser apresentado de uma forma atrativa, que procura resolver um problema ou dar informação útil aos consumidores, vai fazer com que estes tenham muito mais interesse, que retenham a informação e que, no futuro, a tenham em consideração na sua tomada de decisão de comprar um produto ou um serviço de uma marca, em detrimento de outra.

Divulgar também é importante

No entanto, não podemos reduzir o Content Marketing à produção de conteúdo útil para os consumidores. É preciso também termos em conta a sua divulgação, ou seja, a forma como este conteúdo vai chegar aos consumidores. Para isso, contamos com diversas técnicas e canais, como é o caso das redes sociais, do email marketing, entre outros.

Nas redes sociais, conseguimos promover os nossos produtos ou serviços num local onde estão os nossos consumidores, usando formas atrativas de captar a sua atenção, essencialmente através de imagens fortes e de um copy criativo e que os “prenda” àquilo que estamos a dizer. Por sua vez, o email marketing pode ser uma forma de divulgarmos vários conteúdos, ou pode ainda ser um veículo para o conteúdo propriamente dito.

Numa altura em que o alcance orgânico das redes sociais sofreu uma quebra significativa, o email marketing voltou a ganhar protagonismo, uma vez que, com os nossos smartphones, estamos permanentemente ligados e recebemos logo  notificação de um novo email. Se tivermos um assunto atrativo, conseguimos de imediato captar a atenção dos utilizadores e fazer com que eles abram o nosso email e vejam o conteúdo.

Continente: um bom exemplo português

Várias marcas têm vindo a utilizar estratégias de Content Marketing de uma forma bem sucedida. Na minha opinião, um bom exemplo que podemos dar é o caso do Continente. Sendo uma marca de hipermercados bastante conhecida, o Continente soube reinvertar-se e começar a gerar conteúdo de referência para os seus consumidores.

Ao olharmos para a página de Facebook da marca, conseguimos identificar diversos tipos de conteúdo. Temos conteúdo promocional, claro, mas em paralelo vemos também conteúdo produzido pela marca com o objetivo de informar os seus consumidores e, neste caso, os seus fãs nesta rede social. Exemplos desse tipo de conteúdo são os Frescos e as receitas do Chef Online. Verificamos ainda que, na maior parte das vezes, são os conteúdos não promocionais que mais engagement têm por parte dos fãs, o que vem comprovar o que já tinha sido referido.

O Continente criou ainda uma outra página de Facebook destinada a promover a alimentação saudável e os produtos biológios, o Bio e Saudável. Nesta página, os conteúdos promovidos são, quase todos, não promocionais, ou só numa segunda fase, quando lemos o artigo, é que depois são recomendados produtos vendidos na marca.

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