10 Otimizações para Campanhas Adwords a Conversões by Diogo Silva

Artigo

Neste artigo é apresentada uma checklist de 10 otimizações para campanhas Adwords a conversões por Diogo Silva, PPC Executive na GroupM e tutor da EDIT.. Descobre quais são estas sugestões aqui.

Quando o budget é finito, a otimização é a nossa melhor amiga. Existem várias formas de anunciar no Google Adwords, mas sobretudo em campanhas de SEA (Search Engine Advertising) é imperativo conseguir otimizar as nossas campanhas para pagarmos o menos possível em conversões e/ou gerar mais conversões pelo mesmo budget.

Com este objetivo em mente conseguimos desenvolver uma checklist com 10 otimizações para campanhas Adwords a conversões:

Checklist: 10 Otimizações para Campanhas Adwords a Conversões

1. Concentração de budget

– Campanhas

– Keywords

2. Quality Score

– Ad relevance

3. Negativação

4. Impression Share perdida por budget

5. Mobile Vs. Desktop

6. Dias da Semana e Hora do dia

7. Localização

8. Estratégia de CPA (custo por aquisição)

9. Teste Anúncios/A-B/search partners

10. Baixar o custo por clique ao máximo

 

1. Concentração de budget

1.1 Concentração de Budget por Campanhas

Consiste em: concentrar o budget onde conseguimos maior número de conversões ao melhor preço (CPA mais baixo).

Exemplo: se na nossa conta de Adwords temos uma campanha limitada por orçamento devemos pausar as campanhas onde não temos tão boa performance para que as que melhor desempenho têm não estejam limitadas.

 

1.2 Concentração de Budget por Keywords

Consiste em: Concentrar o budget onde conseguimos mais conversões ao melhor preço ao nível de keywords

Exemplo: Se a nossa campanha está limitada por orçamento, podemos pausar keywords com pior performance ao nível de conversões. Isto vai melhorar automaticamente o o CPA médio da campanha.

 

 

2. Quality Score - Ad Relevance

Consiste em: melhorar o índice de qualidade associado a uma Keyword relativamente ao anúncio.

Exemplo: Se a palavra-chave tem um índice de qualidade de relevância de anúncio (Ad Relevance) baixo,  o nosso CPC (custo por clique) será mais caro. Ao otimizarmos este campo podemos baixar o CPC e influenciar o CPA.

 

3. Negativação

Consiste em: anular termos de pesquisa relacionados com uma keyword que não convertem.

Exemplo: Sobretudo nas palavras-chave com tipos de correspondência em expressãoampla modificada (BMM) ou ampla devemos sempre ir ver os termos de pesquisa para os quais as nossas keywords apareceram (search terms)  de forma a explorar se estamos a aparecer para palavras que não temos relevância.

 

4. IS perdida por budget

Consiste em: passar uma quota de impressão perdida por orçamento para uma quota de impressão perdida por classificação.

Exemplo: podemos baixar os lances  (sem sair da primeira página) de forma a pagarmos menos por cliques. Acontece sobretudo em keywords que temos boa performance mas o clique é caro.

 

5. Mobile Vs. Desktop

Consiste em: analisar qual dos dispositivos tem melhor performance e baixar o bid ou terminar o que pior performance apresenta (especialmente se tivermos limitados por budget).

Exemplo: se as conversões em desktop são melhores que em mobile, poderemos retirar a campanha de mobile.

 

6. Dias da Semana e Hora do dia

Dias da Semana

Analisar quais os dias da semana que têm melhor performance e podemos desligar a campanha em dias de má performance. Se a campanha estiver limitada por orçamento conseguimos otimiza-la assegurando que tem budget nos dias de melhor performance.

Nota: Assegurar que temos uma boa amostra

 

Horas do Dia

Analisar quais as horas do dia que têm melhor performance e podemos desligar a campanha em horas de má performance. Se a campanha estiver limitada por orçamento conseguimos otimiza-la assegurando que tem budget nas horas de melhor performance.

Nota: Assegurar que temos uma boa amostra

 

 

7. Localização

Tal como na otimização horária, podemos analisar quais os locais que têm melhor performance e podemos desligar a campanha em locais com pior performance. Se a campanha estiver limitada por orçamento conseguimos otimiza-la assegurando que tem budget nos locais que melhor convertem.

Nota: Assegurar que temos uma boa amostra

 

 

8. Estratégia de CPA

Consiste em: utilizar uma estratégia de lance partilhado a CPA e daixar o sistema automático do Google Adwords otimizar a campanha para o CPA desejado.

Exemplo: para uma campanha limitada por orçamento podemos deixar o Google otimizar para conversão com uma estratégia CPA, especialmente para campanhas com keywords em correspondência ampla.

 

 

9. Teste Anúncios/A-B/search partners

Consiste em: testar, testar e testar

Exemplo: Quais os anúncios que melhor performance obtêm em termos de conversão (conversion rate), qual a melhor página com taxa de conversões, search partners funcionam na campanha, etc.

 

 

10. Baixar o custo por clique ao máximo

Consiste em: forçar o sistema a baixar o CPC médio. Um CPC baixo vai influenciar o custo por aquisição (CPA).

Exemplo: Este pode ser feito através de várias formas, adicionando extensões, baixando de posição, forçando um lance baixo, etc.

 

 

Existem muitas outras formas de otimizar campanhas a conversões, partilhem as vossas.

By Diogo Silva -PPC Executive, Digital Media (Adwords, GDN, GSP, Facebook Advertising) @ GroupM


Partilhar:

    Fale connosco

    Interesses

      Subscrever Newsletter

      Interesses